sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

TOEFL iBT: relato de sobrevivente

Na época em que eu estava me preparando, usei muito a internet como fonte de material para estudar inglês e para conhecer melhor o teste então aqui estou eu para retribuir a ajuda e tentar dar o meu helpis também.
Começando pelo começo  o TOEFL iBT (internet based test) é um teste de proficiência em inglês, ou seja, sua intenção é medir o seu nível de domínio do idioma. Existem outros testes com o mesmo fim, como o Cambridge, mas o TOEFL é bastante famoso por testar inglês para fins acadêmicos, sendo assim largamente aceito por instituições de ensino ao redor do mundo.
O teste é organizado pela ETS e é possível fazer o teste em vários países, eu por exemplo me inscrevi ainda no Brasil mas optei por fazer a prova aqui na Finlândia  De acordo com a localidade, é possível escolher a data do seu teste, mas CUIDADO: os resultados demoram cerca de 2 semanas para serem divulgados e o relatório enviado para você e para as instituições que você escolheu vão por correio, então pode demorar um bom bocado. Se programe para não fazer o teste em cima da hora!
A versão iBT teste é toda feita pelo computador, em inglês e se divide em 4 sessões:
1. Reading (com textos para interpretar e questões objetivas) 
2. Listening (com áudios e questões objetivas)
3. Speaking (com textos e áudios intercalados e questões em aberto para responder falando)
4. Writing (produção de dois textos, um com base em um texto e um áudio e outro texto com sua opinião sobre um tema dado)
A pontuação máxima é 120 e cada seção vale 30 pontos. As questões podem ter pesos diferentes.
O teste dura por volta de 4 horas e tem um intervalo entre o listening e o speaking. Eu achei o teste bastante cansativo, não só por ser longo, mas porque os temas e textos usados não são tão simples. São textos com um grau de complexidade compatível mesmo com um nível universitário, sobre temas com os quais você eventualmente não terá familiaridade.  Mas não vos aperreeis:  o objetivo do teste é medir o seu conhecimento em inglês, de modo que você vai conseguir responder bem se você souber o idioma. Nada do outro mundo.
Contudo, entretanto, todavia, tem que se preparar! Por ser um teste com tempo limitado e bastante extenso, eu recomendo mesmo que você se familiarize com o formato das questões e o tipo de texto usado, fazendo todos os simulados possíveis. Existe bastante material publicado de preparação para o TOEFL, mas não vá tentar ser herói e ler tudo porque você não vai aprender todo o inglês necessário do nada em 3 meses. Foque no que você considera ser seus pontos fracos: eu investi em vocabulário especifico para o teste e gramática. Estude o que você não tem tanta segurança  mas pratique TUDO! A própria ETS tem um manual para o TOEFL que você pode comprar e é muito bom mesmo; descreve detalhadamente o teste e dá várias questões para você treinar bem parecidas com teste real. Eles também disponibilizam um simulado de brinde para você baixar quando se inscreve para TOEFL.
Acho mesmo que uns 40% do sucesso no teste é resultado do quanto você está acostumado com o formato das questões. Você vai economizar tempo (precioso) no teste. É sério: eu consegui completar algumas seções nos últimos momentos e olha que eu costumo ser bem rápida em provas.



Eu comecei a estudar pra valer mais ou menos um mês antes da prova e corri mesmo pra conseguir ver tudo que eu tinha planejado, mas valeu a pena e eu consegui a pontuação que eu precisava. Fiquei ansiosa com a moléstia na hora da prova e isso me prejudicou demais no Speaking, então, queridos, mais uma vez: não vos aperreeis. Terminou uma seção, esquece e vai pra próxima como se não houvesse amanhã.




Se você quer algumas dicas de material para estudar, eu recomendaria:

-When Bad Grammar Happens to Good People: How to Avoid Common Errors in English [Ann Batko, Edward Rosenheim]The Complete Guide to the Toefl Test: IBT Edition- Vocabulary for the TOEFL iBT da Learning Express
Eu acho que isso é resume o mais importante pra saber de início. Espero ter sido útil =)

Tavataan taas,Nähdään!\o


Um comentário:

  1. Sim, muito útil. Eu vou é fazer a mesma coisa. Gostei da dica de estudo e vou ver se organizo pra isso. Um xeru no coração

    ResponderExcluir