quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ultimas leituras e músicas no repeat

Mas já?
É, fofosidades. Já!
Sou do tipo que não pode descobrir algo bom que já quer espalhar. E essas ultimas são muito boas.
Comecando pelos livros. Nesses ultimos dois anos, me distanciando da universidade, eu perdi a desculpa pra justificar minha negligencia literaria. Perdi a desculpa e a vergonha na cara também, porque se brincar eu acho que tou lendo ainda menos.
A biblioteca da UFRN faz falta. Mas descobri coisas lindas como os ebooks e a Estante Virtual. Também conheci um fofo moco inglês que estudou Literatura Inglesa na universidade  e que, como boa pessoa caridosa do primeiro mundo, enviou preciosas doações de livros usados para a quiança carente de país subdesenvolvido que vos fala (Abraço, Nick \o/). Dentre as doações  teve Sense and Sensibility, Wuthering Heights,  The Portrait of Dorian Gray e outros. Eu tento dar prioridade a livros que ainda não li, então comecei com Lady Audley's Secret de Mary Elizabeth Braddon. Não conhecia a autora, mas como não tava na vibe pro Dorian Gray, resolvi tentar.

Eu estava esperando uma prima sem graça da Jane Austen e acabei encontrando um surpreendente híbrido da própria Austen com Sir Arthur Conan Doyle e pitadas de Charlotte Brontë. Para os desavisados, isso é um elogio.
 O livro é um mistério ambientado em meados do século XIX, em que a personagem titulo é uma moca linda que surge do nada nos interior de lá, cheia dos segredos (you don't say ¬¬") e acaba causando certos baphos que eu não vou explicar se não vai ter spoiler. Mas o tcham do livro mesmo é o enredo envolvente, com reviravoltas (mas tudo com ordem e decência  nada muito Douglas Adams) e diferente por lidar com mistérios  crimes e essas coisas, mas que ainda assim mantem as características dos livros da mesma época que a gente gosta, com as descrições vividas dos personagens e seus conflitos, o charme da época, os romances suspiro e tudo mais.

Depois de Lady Audley's Secret eu comecei a ler Perelandra, que é o segundo volume da Trilogia Cósmica do C.S. Lewis.
Lewis é aquela coisa: não dá pra não curtir. É lindo ver a forma como ele explica coisas extremamente complicadas de uma forma simples, sem prejuízo para os conceitos. Simplificar sem reduzir. C.S. Lewis é Sabedoria for Dummies, logo j'aime!

A Trilogia Cósmica não foge dessa linha e acho que o conceito é bem semelhante ao das Cronicas de Narnia, mas com um enredo e um approach mais adulto. O tema dessa vez é mais ficção científica que fantasia: a Trilogia Cósmica conta a história do Professor Ransom e suas viagens pelos planetas vizinhos a Terra, Marte (Malacandra, em Além do Planeta Silencioso) e Vênus (Perelandra, em Perelandra). Não vou adiantar mais da historia, mas vou dizer que essa é uma leitura que vale a pena. Ainda estou lendo Perelandra e é bem provocativa e interessante a forma como o Lewis aborda de forma mais explicita as tensões espirituais e o confronto contra o Mal na Trilogia do que nas Cronicas. Sabe aqueles livros que você para pra pensar meia hora a cada página. Pronto.
O problema é que os livros não são tão fáceis de achar, mas já tem edições em português.


Agora as MUSGAS!
Obrigada Chacon por me indicar o álbum novo do Palavrantiga. Se bem que eu não sei se cabe agradecimento porque agora eu não consigo mais parar de ouvir. Palavrantiga também tem marca registrada: as letras que crescem e reverberam na sua cabeça a medida que você vai entendendo a verdade por trás da poesia. Esse ultimo álbum tem letras um pouco menos obvias que os anteriores, mas depois de ouvir algumas vezes, você também vai sair por aí cantando uns trechos que parecem saídos das suas próprias orações.

E pra não dizer que eu sou tiete, vou encerrar o post com duas musicas que também tão povoando positivamente o meu juízo e aquecendo o coração nesse inverno.




Halauksia,
Moikka
\o

Um comentário:

  1. Eu estava triste por ter ajudado no assassinato (ou eutanásia) do antigo blog, mas agora estou feliz com o novo =}
    A Trilogia Cósmica ta na minha lista de livros para ler esse ano =}
    E amo as três músicas que você botou aí, as três não saíram da minha cabeça nos últimos dias, principalmente Love You swore! =}
    Mas "ouça minha oração que se fez CANJIIIIICA" uahehuaehuae
    =***

    ResponderExcluir