sábado, 23 de fevereiro de 2013

Filminhos - Detachment e Entre les Murs


Educação sempre foi um interesse meu. Quando criança  eu gostava mais de brincar de escolinha do que casinha e isso me custou amizades (weirdo, I was). Eu queria ser a professora porque era muito legal ver que alguém aprendeu alguma coisa com você. Na época eu não sabia que era por isso, e talvez até seja só romantização minha: mininu gosta mesmo é de ser mais esperto que os outros.
Anyway, eu cresci, construí uma jaula pro meu ego mas continuei gostando de educação.  Claro que agora eu entendo sobre as coisas; tou advertida que educar pode ser coerção, imposição de limites, padronização e adestramento. Mesmo assim, eu prefiro procurar casos em que a educação ainda é possibilidade, crescimento e libertação.
Com essa pegada, tem vários filmes bem inspiradores, todos (pelo menos que eu vi) focando na figura do professor como (se o coitado fosse) o herói salvador da lavoura. A maioria dos filmes é americana e essa ideologia do Power of One, do ”tudo só depende de você” é manjada já, eu sei. E em se tratando de educação  a imagem retratada normalmente é de um santo, totalmente altruísta  praticamente a Madre Tereza dando aula a 30 versões de Dennis, o Pestinha que moram no Brooklyn do Chris Rock.
Detachment [2011] e Entre les Murs (que não é americano) [2008] não são e ao mesmo tempo são muito diferentes disso. A diferença mesmo é que não se oferece um milagre no final, mesmo que os professores protagonistas sejam de fato figuras especiais e inspiradores, eles não estão ali pra te dizer ”Seja eu e faca assim”.


No primeiro filme, o caso é de um professor substituto que por coincidência também é um ser humano super awesome que se vive o dilema da provisoriedade do seu cargo e de auto preservação em frente ao comprometimento com os alunos, ao mesmo tempo em que ele conduz sua não tão simples vida.







Já Entre les Murs mostra um retrato de uma escola pública francesa, através da interação de um professor de francês e uma de suas turmas. Nesse filme se vê brevemente temas como imigração  ambientes multiculturais e representatividade estudantil.










Ambos os filmes discutem aspectos importante da educação como comportamento adolescente, contexto social e ética profissional de uma forma empática e (suspeito) pouco fantasiosa, além de serem bem legais de assistir.
Então, já viu algum deles? Não? Dá uma olhadinha e me diz o que você achou =)


2 comentários:

  1. Adorei e faria vária citções, mas corria o risco de escrever o texto todo. "O brooklin do Chris Rock..." Vc me mata!

    Falando em filmes franceses e eduação, já viu o Les Choristes? Acho q em português é A voz do Coração. Educação, música, violência. Vish!

    Eu também brincava de escolinha, e nas férias. Quem já viu!

    ResponderExcluir
  2. Vi, vi sim. Acho que vi com vc inclusive na UFRN =) Mt fofo o filme.

    ResponderExcluir